top of page

Perfil

Anchor 1
Sobre
    a
escrita

(Autora do livro Veracidade (Patuá, 2015), Isabella de Andrade é jornalista graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e graduanda em Artes Cênicas no mesmo local. Trabalha como repórter de cultura no Correio Braziliense e já trabalhou como arte-educadora, acreditando firmemente no poder transformador e enriquecedor da arte na vida e no desenvolvimento de cada indivíduo. Estuda as possibilidades do jornalismo literário, da poesia, da dramaturgia e uma possível convivência harmônica entre eles. É autora do blog www.ociclorama.com e do projeto poético-musical homônimo. Brasiliense apaixonada pelo céu da capital e pelo modo como as palavras nos possibilitam viver várias vidas).

 

Penso que escrevemos pela necessidade, já não me apego ao talento ou relevância. Quando pensamentos, imagens, ideias, sonhos e lembranças rodopiam incessantemente pela cabeça, dançando ciranda e rindo em movimentos circulares, é preciso explodir de alguma maneira. Há quem goste de explodir-se e deixar-se vazar pelas mãos. Eu, cabeça flutuante que sempre fui, com aquela falta de concentração necessária para despertar a vontade de fazer tudo e querer abraçar o mundo todo com os meus próprios braços, procurei por diversos cantos, contos, encantos e possibilidades, meu lugar perfeito para deixar fluir as ideias dançantes.

 

Desde pequena ouvi com frequência que era preciso manter o foco. “Não tente fazer tudo ao mesmo tempo”. “Tenha foco, concentre-se em uma coisa só”. “Pare de tentar abraçar o mundo com as suas mãos, menina”. Mas o mundo é grande demais para querer diminuir minhas paixões. Tive e tenho tantas e são todas tão bonitas. E entre coxias, palcos, sapatilhas, máscaras, figurinos, partituras, fotos, claves, cadernos, lápis e papéis, consegui rodopiar por entre mundos diversos. Paixão não me falta. E depois de correr por entre tantas portas e janelas diferentes, entendi que a palavra nunca me soltou. É ela que me agrada, me tira do sufoco e me abraça a qualquer hora. Entre dedos e linhas é possível deixar o excesso transbordar. Entre os papéis que me ocupo, as ideias, aliviadas, podem respirar com mais tranquilidade.


 

Áreas de atuação

Jornalismo

Assessoria de imprensa

Teatro

Escrita literária

Poesia

Piano

Fotografia

 

Línguas

Inglês

Espanhol

 

Experiência 
profissional

2015

Correio Braziliense

Repórter em cultura

 

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)

Arte-Educadora e Mediadora de exposições

 

2014

Centro Cultural Banco do Brasil

Arte-Educadora e Mediadora de exposições

 

2013

Estupenda Produção Cultural

Assessora de Imprensa

 

2013       

Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA) da UnB 

Assistente assessoria de comunicação e produção de eventos    

       

2013

Casa da Cultura da América Latina da UnB

Estagiária em assessoria de comunicação

 

07/2011 a 07/2012                 

Tribunal de Contas da União (TCU)

Estagiário de jornalismo

 

2011 a 2015               

Caixa Cênica produção e entretenimento - Empresa de entretenimento artístico

Atriz

 

07/2010 a 07/2011      

Empresa brasileira de pesquisa agropecuária (Embrapa)

Estagiário de jornalismo

Formação acadêmica

Pós-Graduação em Gestão de Comunicação nas Empresas – iniciada em 2014

Centro Universitário de Brasília

 

Graduação em Comunicação Social, Jornalismo – concluída em 2012

Universidade de Brasília

 

Graduação em Artes Cênicas– iniciada em 2012

Universidade de Brasília

bottom of page